assets-25

Duração do Curso:

Integralização: 05 anos (10 semestres)

assets-23

Mensalidade:

A Partir de: R$ 799,20

assets-22

Plano de Curso

Turno: Noturno

Grau: Bacharelado

percentual

Desconto

De até 30% para Transferência externa e Portador de diploma.

Enfermagem: o que é?

A Enfermagem faz parte do grupo de profissões que pertencem à área da saúde, sendo seu cerne, portanto, a promoção do bem-estar e da qualidade de vida por meio da administração de cuidados.

 

No campo prático, a Enfermagem faz isso por meio de instrumentos, ferramentas e técnicas para a implementação do tratamento adequado aos mais variados tipos de enfermidades que acometem aos seres humanos.

 

O que um Enfermeiro faz?

Desenvolve competência técnica-cientifica, política, econômica e social, tonando-o capaz de atuar criticamente nos processos de trabalho gerencial e de cuidado em diferentes níveis de atenção. O Enfermeiro trabalha visando melhorar as condições de saúde de uma população, família ou indivíduo, valorizando a integralidade, a interdisciplinaridade e a internacionalidade.

 

Depois de se formar no curso de Enfermagem, o enfermeiro assume postos de linha de frente, caso trabalhe em hospitais. Isso significa que é de sua responsabilidade prestar os primeiros atendimentos aos pacientes recém-chegados, realizar exames preliminares, cuidar da higiene e da conservação do local, gerir os medicamentos prescritos e acompanhar o quadro geral dos internos.

 

É fundamental que o Enfermeiro trabalhe em conjunto com uma equipe multiprofissional e exerça suas atividades de acordo o prontuário de cada paciente. Além disso, também concerne a este profissional determinar e supervisionar as ações do time técnico durante a execução e prescrição dos medicamentos.

 

Qual é o perfil profissional do bacharel em Enfermagem?

Profissionais formados em Enfermagem possuem certas características em comum. Abaixo estão listadas algumas delas:

  • Ter capacidade de reflexão;
  • Ser criativo;
  • Ser paciente;
  • Ter domínio de seus conhecimentos técnicos.
  • Ser curioso para manter-se atualizado.

 

O que se aprende na faculdade de Enfermagem?

Por exigência do Ministério da Educação (MED), o curso de Enfermagem deve oferecer uma abordagem mista e generalista. Portanto, durante o curso o aluno tem acesso a vários conteúdos das Ciências Biológicas e das Ciências Humanas. Algumas matérias são: Biologia, Antropologia, Anatomia Humana, Comunicação e Expressão, Microbiologia e Imunologia e Farmacologia.

 

Como é o mercado de trabalho em Enfermagem?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países precisam ter, em média, um enfermeiro para cada 500 habitantes. Infelizmente, esta realidade está muito longe de ser atingida no Brasil, já que o quadro atual de enfermeiros registrados gira em torno de 0,9 para cada mil habitantes.

 

Isso, porém, é um ponto positivo para quem está entrando agora no mercado de trabalho. A demanda por enfermeiros cresce a cada dia e os hospitais raramente fecham seus anúncios de contratação. Além disso, a procura por home care, principalmente para idosos, tem aumentado nos últimos anos.

 

Por que estudar Enfermagem no São Lucas Ji-Paraná?

No curso de Enfermagem do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, o método de ensino valoriza o aprendizado do estudante através de atividades participativas e dinâmicas, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai habilitar você à tomada de decisão diante de qualquer situação da prática profissional.

 

Coordenador:

Francieli Carniel

Email:

enfermagemjp@saolucas.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.